terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ano Novo, Vida Nova

Aproveitando o início de um novo ano, as promessas que cada um de nós fez e os desejos que pedimos, eu desejo que você prometa que este ano terá uma atitude melhor perante a vida e o planeta. Para isso aqui lhe deixo alguns conselhos:

Este ano,

Deixe o carro na garagem. Ajude a reduzir os gases de efeito de estufa na atmosfera, andando a pé ou de bicicleta sempre que puder. Na pior das hipóteses, use transportes públicos. Além ganhar pontos na consideração do planeta, vai contribuir para a diminuição do trânsito e exercitar-se mais, fugindo à vida sedentária que tanto se leva hoje.

Apague a luz. Não saia de casa com as luzes acesas, desligue tudo o que não estiver a utilizar, aproveite a luz solar abrindo as janelas, prefira um pijama, uma manta ou um robe mais quentinho para andar por casa, em vez do ar condicionado ou ventilador; poupe no uso das máquinas de lavar, usando-as apenas quando estiverem cheias. Além do ambiente agradecer, a sua carteira ficará concerteza satisfeita ao final de cada mês.

Poupe papel. Utilize sempre que possível folhas de rascunho, adira às facturas electrónicas, não imprima documentos desnecessários, guarde-os em formato digital. Em todas as situações que puder, use papel reciclado. O desflorestamento está a desalojar inúmeras espécies e a destruir os pulmões da Terra.

Feche bem a torneira. Se tomar sempre duche, durante no máximo 6 minutos, maximizar o uso das duas máquinas de lavar, fechar a torneira enquanto lavar os dentes e a loiça, vai dar um grande contributo para a economia da água, que promete começar a escassear nos próximos 20 anos. Um outro conselho? Enquanto espera que a água do chuveiro aqueça, vá enchendo o balde para lavar o chão ou carro...

Diga não aos sacos de plástico. Utilize sacos de pano quando for as compras, rejeite sacos para levar um pequeno objecto que lhe cabe perfeitamente na mala. Além de poluírem o ambiente pela sua lentíssima decomposição, os sacos de plástico condenam à morte um vasto número de animais.

Recicle TUDO. Separe o lixo, se ainda não tomou essa atitude não atrase mais. A reciclagem representa uma poupança de materiais e economias enorme.

Coma menos carne. Estamos todos habituados a comer carne praticamente a todas as refeições mas... já olhou bem para a roda dos alimentos? Pela sua saúde e mais uma vez pela saúde do planeta, consuma carne apenas 4/5 vezes por semana: a produção de animais provoca desmatamento, libertação de gás metano, poluição, contribui para o aquecimento global e claro... para o sofrimento e desrespeito animal em explorações intensivas.

Consuma produtos biológicos. Os alimentos biológicos não usam químicos na sua produção, respeitam o ciclo das espécies envolvidas e são muito mais saudáveis e nutritivos. Tenha segurança no que come.

E pronto. Agora é só criar hábitos. Vai ver que é só isso: apenas um hábito, nenhum sacrifício. A Terra e as gerações futuras agradecem.

Nenhum comentário: