sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sacos de Plástico? Não, obrigado!

Faz parte do dia a dia da maior parte de nós o uso indiscriminado de sacos de plástico, tão úteis e tão comuns nas nossas casas, escolas, empregos e comércio.
A facilidade com que os adquirimos nos super e hipermercados, na maioria dos casos gratuitamente, faz com que este objecto se torne banal e de uso descuidado no nosso quotidiano. Reflexo disso são os números que nos dão os estudos: várias centenas de biliões de sacos de plástico são consumidos por ano. Ainda assim, aposto que não está surpreendido. Na verdade, basta contar os que você utiliza num mês e faça contas.
A questão é outra: tudo quanto for exagero, não é certamente positivo. Senão veja:

Dado que se torna muito mais caro reciclar um saco de plástico do que produzir um novo, a sua produção e uso tornam-se processos descuidados e descontrolados, sem vista a consequências.
Deste modo, poderemos encontrar plásticos nos mais impensáveis locais do planeta, perturbando, mais uma vez, a ciclo natural das coisas...Esta também não será para si uma novidade, já que se deve deparar todos os dias com estes plásticos na praia, campo, bermas das estradas, etc.
Quando são recolhidos, estes sacos, na sua maioria, não vão parar a lixeiras, pelo menos não definitivamente. Em vez disso, são lançados ao mar aproximadamente 4 milhões de kg por ano!! Antenção, eu disse QUILOS e não unidades...
Quer ver o que acontece aos sacos, tanto nas lixeiras como no mar?

Vão até a savana...















Prejudicam a vivência normal dos mais diversos animais...




























Levam à morte por serem confundidos com comida...

















Ou simplesmente por estangulamento...
















Pois então... já viu agora o terror que andamos a alimentar? Diga não aos sacos de plástico, utilize sacos de pano, que pode reutilizar sempre e desse modo não prejudicará o ambiente, devido aos compostos tóxicos libertados pelo polietileno, nem os animais, devidos às horríveis interferências que já vimos que podem ter sobre eles.

2 comentários:

Rita disse...

a quantidade de sacos de plastico que se vê no chão da rua e na praia, na água. as pessoas não têm consciencia de onde vai parar cada saco que deitam fora :S


bjs*

bioblogpe disse...

Adorei teu blog e tua visita no meu. Ele já está na listas dos meus lá no bioblogpe.
Queria até pedir pra copiar essas figuras dessa postagem, posso?

Saco plástico um dos grandes vilões!
Bjão.
Thially Holanda - Equipe BioblogPe