domingo, 14 de dezembro de 2008

A Escalada do Monte Improvável


A Escalada do Monte Improvável é um livro de Richard Dawkins editado em Portugal pela Gradiva para a colecção Universidade de Aveiro, em Lisboa, Fevereiro de 1999.
É na qualidade de biólogo evolucionista que o autor escreve este livro, dirigido a responder às provocações e contestações criacionistas e esclarecer os dilemas gerados em redor da Teoria da Evolução.

Como refere o título, Dawkins usa a metáfora do Monte Improvável para retratar o processo da evolução, em que os seres vivos fazem um percurso com uma ligeira inclinação, até atingir o cume do Monte, representando a gradualidade do processo evolutivo, sem alterações abruptas e pouco prováveis. A evolução é então apresentada como um caminho relativamente simples, ao longo do qual surgem situações/problemas que seleccionam os seres vivos, permitindo que prossigam os mais adaptados, deixando para trás os inaptos. Esta ideia é bem retratada no excerto: "O declive gradual [do Monte Improvável] apresenta, ocasionalmente, um pequeno penhasco rochoso mas, em geral, pode-se encontrar um desvio não demasiado íngreme para um caminhante em boa forma física, com sapatos apropriados e que tenha algum tempo à sua disposição."
Na generalidade, em cada capítulo, o autor procura explicar a evolução de diversas estruturas de seres vivos à luz da teoria da evolução: a construção de teias de aranha, surgimento das asas, olhos, conchas, embriões, grãos-de-polén, etc, sempre simbolizada pela parábola do Monte Improvável.
Em relação ao conteúdo, o autor explica de forma clara diversas duvidas a respeito da Teoria da Evolução, mesmo aquelas mais argumentadas pelo Criacionismo. No entanto, quanto à forma, o livro deixa muito a desejar. Cada capítulo é demasiado extenso para o tema que aborda, sendo muito repetitivo, que, em conjunto com a forma de escrever divagada do autor, torna a leitura aborrecida e desinteressante,ainda que acompanhado de algumas imagens ilustrativas do conteúdos de cada capítulo.
Foi certamente o factor que fez com que demorasse imenso tempo a concluir a leitura do livro.

No que diz respeito à capa do livro, não me parece nada apelativa e, talvez por ignorância minha ou pura distracção, não lhe encontro muita relação com o tema tratado ou, pelo menos, nada que o simbolize!

De qualquer forma, sendo o conteúdo interessante, aconselho a sua leitura a qualquer pessoas ligada às ciências biológicas, pois é, por um lado, esclarecedor e, por outro, dá a conhecer diversos facto do mundo vivo com que nos deparamos diariamente, sem compreender a sua verdadeira essência.

Um comentário:

Unknown disse...

O trabalho está Bom.