quinta-feira, 30 de outubro de 2008

NEXT


NEXT, editado em Portugal pela editora Dom Quixote em 2006, é um livro de ficção científica que engloba vários temas polémicos do actual mundo da ciência. Não sendo fácil para o leitor estabelecer os limites entre a realidade e a ficção, o enredo força a um leitura atenta e interessada, levantando diversas questões do foro científico, entre as quais a evolução de espécies à imagem humana. Diversas companhias de pesquisa genética, apoiadas por investimentos privados e governamentais procuram manipular geneticamente diversos animais, atribuindo-lhes características humanas ao ser-lhes aplicados genes de humanos: é o caso de Gerard, o papagaio que resolve problemas básicos de matemática e decora diálogos, imitando na perfeição as vozes dos intervenientes; Dave, o chimpanzé que fala e assume uma família de humanos; um orangotango poliglota, que ofende quem o incomoda, em diversas línguas. Neste campo são retratadas as implicações morais da atribuição de características humanas aos animais em questão, como a incapacidade de viver em sociedade, agressividade, intrigas, etc.
Outro tema também enfatizado na história são as patentes de genes. A corrida incansável dos investigadores sem escrúpulos pela descoberta de pequenas porções de DNA, que os tornam milionários por cada vez que o “seu” gene for usado.

É de suma importância que se abordem estas questões éticas, não tão futuristas como se possa pensar. Embora o livro contenha alguma conotação fictícia, a verdade está mascarada detrás dela, levando à reflexão, por direito e por dever, sobre até que ponto o Homem, enquanto considerada a espécie mais evoluída de toda a história da Terra, tem legitimidade para comandar e "personalizar" os mecanismos naturais da evolução.

Michael Crichton é autor de outras obras de igual modo interessantes, desafiando e confrontando a realidade e a ficção, entre as quais Jurassic Park, Lost World e a série televisiva ER.

Um comentário:

Unknown disse...

É um livro interessante, mas a leitora não consegui fazer a ligação com a temática da biologia evolutiva.